sábado, outubro 27, 2007

Estrutura do teste de avaliação 5 e 6/11/2007 - 9.º A e B

Grupo I – 50%
Grupo II – 25%
Grupo III – 25%


Grupo I

Um texto narrativo de extensão média (excerto do conto "A Aia" ou do conto “O Tesouro” de Eça de Queirós)

1. Perguntas de interpretação:

  • Contextualização do excerto apresentado. (Situar o excerto na estrutura da narrativa a que pertence);
  • Explicação de sentidos textuais;
  • Caracterização das personagens, ao nível físico e psicológico;

2. Análise textual tendo em conta as categorias da narrativa:

  • Identificação das sequências narrativas e respectiva organização;
  • Classificação das personagens, quanto ao seu relevo no texto;
  • Identificação dos diferentes tipos de caracterização: directa e indirecta;
  • Indicação do espaço físico e social;
  • Distinção entre tempo histórico e tempo do discurso (da história);
  • Classificação do narrador, quanto à presença: heterodiegético, autodiegético e homodiegético.

3. Indicação dos diferentes tipos de expressão discursiva: descrição, narração e diálogo.

4. Identificação de alguns recursos expressivos característicos de Eça de Queirós: utilização frequente do advérbio de modo, a dupla adjectivação, a personificação, a comparação e a metáfora.

Grupo II

  • Classificação de palavras: verbos, nomes e adjectivos, pronomes, determinantes e advérbios;
  • Graus dos adjectivos;
  • Conjugação dos verbos nos seguintes tempos e modos: Presente do Indicativo, Futuro Imperfeito do Indicativo, Pretérito Imperfeito do Indicativo e o Pretérito Perfeito do Indicativo; Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples e Composto;
  • Identificação das seguintes funções sintácticas: sujeito, predicado, complemento directo e complemento indirecto.
  • Discurso directo, indirecto e indirecto livre;
  • Exercícios de formação das frases passivas;
  • Exercício de correcção textual.

    Grupo III
  • Produção de um texto narrativo, segundo a temática proposta, em que deverão usar algumas figuras de estilo e os seguintes articuladores (conectores) discursivos:

    Ligação temporal: Ora, então, primeiramente, seguidamente, depois, após antes…
    Semelhança: do mesmo modo que, tal como, assim como…
    Causa: Dado que, já que, uma vez que…
    Enfatização: com efeito, na verdade, efectivamente…

domingo, outubro 21, 2007

Algumas perguntas-tipo que poderão surgir no teste de avaliação

Leia atentamente o texto e responda às questões propostas:


"A rainha tomou a mão da serva. E sem que a sua face de mármore perdesse a rigidez, com um andar de morta, como um sonho, ela foi assim conduzida para a Câmara dos Tesoiros. Senhores, aias, homens de armas, seguiam, num respeito tão comovido, que apenas se ouvia o roçar das sandálias nas lajes. As espessas portas do Tesoiro rodaram lentamente. E, Quando um servo destrancou as janelas, a luz da madrugada, já clara e rósea, entrando pelos gradeamentos de ferro, acendeu um maravilhoso e faiscante incêndio de oiro e pedrarias! Do chão de rocha até às sombrias abóbadas, por toda a câmara, reluziam, cintilavam, refulgiam os escudos de oiro, as armas marchetadas, os montões de diamantes, as pilhas de moedas, os longos fios de pérolas, todas as riquezas daquele reino, acumuladas por cem réis durante vinte séculos. Um longo – ah! – lento e maravilhado, passou por sobre a turba que emudecera. Depois houve um silêncio ansioso. E no meio da câmara, envolta na refulgência preciosa. a ama não se movia... Apenas os seus olhos, brilhantes e secos, se tinham erguido para aquele céu que, além das grades, se tingia de rosa e de oiro. Era lá, nesse céu fresco de madrugada, que estava agora o seu menino. Estava lá, e já o Sol se erguia, e era tarde, e o seu menino chorava decerto, e procurava o seu peito!... E então a ama sorriu e estendeu a mão. Todos seguiam, sem respirar aquele lento mover da sua mão aberta. Que jóia maravilhosa, que fio de diamantes, que punhado de rubis ia ela escolher?
A ama estendia a mão, e sobre um escabelo ao lado, entre um molho de armas, agarrou um punhal. Era um punhal de um velho rei, todo cravejado de esmeraldas, e que valia uma província. "

Eça de Queirós, A Aia, in Contos

1. Situe este excerto na estrutura do conto a que pertence.


2. Considerando o desenlace do conto, considera-se uma narrativa aberta ou fechada? Justifique a sua resposta.


3. Classifique o narrador, quando à presença e à focalização, justificando a sua resposta.


4. Localize a acção no tempo e no espaço. Justifique a sua resposta com expressões textuais.


5. Caracterize o espaço social.


6. Atente nas personagens presentes neste excerto.
6.1. Identifique e classifique as personagens presentes no texto, quanto ao relevo e quanto à composição.
6.2. Partindo dos elementos textuais, caracterize a personagem principal física e psicologicamente.

7. Atente nas seguintes transcrições:
· “incêndio de oiro e pedrarias
· “Um longo – ah! – lento e maravilhado, passou por sobre a turba que emudecera.”
· “Depois houve um silêncio ansioso.”
· “Apenas os seus olhos, brilhantes e secos, se tinham erguido para aquele céu…”

7.1. Identifique um recurso estilístico presente em cada uma das citações, justificando o seu valor expressivo.

domingo, outubro 14, 2007

Nomes (consulta aqui)

Os nomes dividem em 3 grandes subclasses: próprios, comuns e colectivos.


Os nomes comuns podem ser: concretos e abstractos.

Pronomes












segunda-feira, outubro 08, 2007

Advérbios (consulta aqui)

domingo, outubro 07, 2007

Testa os teus conhecimentos


Para os alunos mais exigentes e insatisfeitos.


Poderão consultar este documento que apresenta uma listagem de obras para o Ensino Secundário, mas com livros que vos poderão interessar.

Nota Bem: O importante é escolher um livro que gostem de ler e que o professor considere adequado à vossa idade, independentemente das muitas listas que possam existir.
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