terça-feira, fevereiro 05, 2008

Exercício de preparação para o teste - Os Lusíadas - 9.º ano

Texto
.
3
Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram:
Cesse tudo o que a Musa antígua canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.
4
E vós, Tágides minhas, pois criado
Tendes em mim um novo engenho ardente,
Se sempre em verso humilde celebrado
Foi de mim vosso rio alegremente,
Dai-me agora um som alto e sublimado,
Um estilo grandíloquo e corrente,
Porque de vossas águas, Febo ordene
Que não tenham inveja às de Hipoerene.
5
Dai-me uma fúria grande e sonorosa,
E não de agreste avena ou frauta ruda,
Mas de tuba canora e belicosa,
Que o peito acende e a cor ao gesto muda;
Dai-me igual canto aos feitos da famosa
Gente vossa, que a Marte tanto ajuda;
Que se espalhe e se cante no universo,
Se tão sublime preço cabe em verso.
.

Grupo I
.
1. Localize as estâncias transcritas na estrutura interna d’Os Lusíadas. Justifique a sua resposta.
.
2. Divida o texto em partes e justifique as suas opções.
.
3. Para além dos heróis nacionais, o poeta refere outros.
3.1. Identifique-os e indique o tipo de feitos em que cada um se destacou.
3.2. Que apelo faz em relação a eles? Justifique a sua resposta com elementos do texto.
3.3. Qual a razão que terá levado o poeta a citá-los?
3.4. Refira os nomes dos deuses aqui mencionados e indique a importância simbólica dos mesmos.

3.5. Explique o sentido destes versos: “Cesse tudo o que a Musa antigua canta / Que outro valor mais alto se alevanta”.
.
4. Atente na estrofe quatro e responda às seguintes questões.
4.1. A quem se dirige o poeta e qual o seu objectivo?
4.2. A relação entre as Tágides e o poeta é recente? Justifique a sua resposta .
4.3. Quais os pedidos que o poeta faz ao seu destinatário? Justifique a sua resposta. com elementos do texto.
.

5. Atente na estrofe cinco e responda às seguintes questões.
5.1. Transcreva a expressão, que nesta estrofe se refere ao herói colectivo da epopeia lusa.
5.2. Atente no seguinte verso: “Que o peito acende e a cor ao gesto muda”
5.2.1. Indique o objecto que provoca este efeito. Justifique a sua resposta
5.3. Identifique o principal desejo do poeta relativamente aos feitos heróicos dos portugueses e o problema com que Camões se debate.
5.4. Atente no seguinte verso: “Dai-me igual canto aos feitos da famosa /Gente vossa...”.
5.4.1. Explique o desejo manifestado pelo poeta no verso acima transcrito.
5.4.2. Identifique o recurso estilístico, justificando o seu valor expressivo.
.
Grupo II

.
6. Atente nos seguintes versos: “.... A fama das vitórias que tiveram; / Que eu canto o peito ilustre Lusitano / A quem Neptuno e Marte obedeceram”
6.1. Identifique e classifique todas as formas verbais presentes na citação anterior.
6.2. Coloque essas formas verbais no Pretérito Imperfeito do Indicativo.
.
7. Atente nestes versos: “Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.”
7.1. Coloque os versos anteriores no discurso indirecto.
.
8.

A) As viagens eram difíceis, por conseguinte os navegadores tiveram de vencer muitos obstáculos.
B) Eles eram homens simples, todavia superaram as suas próprias forças.
8.1. Identifique e classifique as orações de cada uma das frases.
8.2. Transforme as orações da frase A) em orações coordenadas copulativas, efectuando todas as alterações necessárias.

.
Grupo III
.
9. Num texto claro, correcto, concisa, criativo e original (150-200 palavras), imagine e faça uma descrição da chegada dos diferentes deuses (Neptuno, Marte, Vénus e Mercúrio) ao Consílio.

Estrutura do teste de avaliação 12-13/ 2 / 2008

.
Grupo I – 50%
Grupo II – 25%
Grupo III – 25%
.
Grupo I
.
A) Um texto d’ Os Lusíadas ( 4 ou 5 estâncias).
1. Perguntas de interpretação:

  • Contextualização do excerto apresentado. (Situar o excerto na estrutura interna d’ "Os Lusíadas");
  • Divisão do texto em partes e justificação das respectivas opções.
  • Explicação de sentidos textuais;

2. Análise textual, tendo em conta as características do género épico:

  • Estrutura interna e externa d’ Os Lusíadas

3. Identificação de alguns recursos expressivos: adjectivação expressiva, sinédoque, metonímia, antonomásia, hipérbole, hipérbato, personificação, enumeração, comparação e metáfora.

.
B) Texto sobre os descobrimentos.
1. Perguntas de interpretação: escolha múltipla e (ou) Verdadeiro / falso.
.

Grupo II

  • Classificação de palavras: verbos, nomes e adjectivos, pronomes, determinantes e advérbios;
  • Graus dos adjectivos;
  • Verbos nos seguintes tempos e modos: Presente do Indicativo, Futuro Imperfeito do Indicativo, Pretérito Imperfeito do Indicativo e o Pretérito Perfeito do Indicativo; Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples e Composto; Presente do Conjuntivo; e Pretérito Imperfeito do Conjuntivo; formas nominais ( infinitivo impessoal, particípio passado, gerùndio).
  • Identificação das seguintes funções sintácticas: sujeito (diferentes tipos de sujeito), predicado verbal, complemento directo; complemento indirecto, complementos circunstanciais; predicado nominal; predicativo do sujeito; atributo; aposto; complemento determinativo; e complemento agente da passiva.
  • Identificação e classificação das orações coordenadas;
  • Discurso directo e indirecto;
  • Exercícios de formação das frases passivas;
  • Exercício de correcção textual.

Grupo III

Produção de um texto (150-200 palavras) reflexão, segundo uma temática proposta.