.
Grupo I – 50%
Grupo II – 25%
Grupo III – 25%
.
Grupo I
.
A) Um texto d’ Os Lusíadas ( 4 ou 5 estâncias).
1. Perguntas de interpretação:
- Contextualização do excerto apresentado. (Situar o excerto na estrutura interna d’ "Os Lusíadas");
- Divisão do texto em partes e justificação das respectivas opções.
- Explicação de sentidos textuais;
2. Análise textual, tendo em conta as características do género épico:
- Estrutura interna e externa d’ Os Lusíadas
3. Identificação de alguns recursos expressivos: adjectivação expressiva, sinédoque, metonímia, antonomásia, hipérbole, hipérbato, personificação, enumeração, comparação e metáfora.
.
B) Texto sobre os descobrimentos.
1. Perguntas de interpretação: escolha múltipla e (ou) Verdadeiro / falso.
.
Grupo II
- Classificação de palavras: verbos, nomes e adjectivos, pronomes, determinantes e advérbios;
- Graus dos adjectivos;
- Verbos nos seguintes tempos e modos: Presente do Indicativo, Futuro Imperfeito do Indicativo, Pretérito Imperfeito do Indicativo e o Pretérito Perfeito do Indicativo; Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples e Composto; Presente do Conjuntivo; e Pretérito Imperfeito do Conjuntivo; formas nominais ( infinitivo impessoal, particípio passado, gerùndio).
- Identificação das seguintes funções sintácticas: sujeito (diferentes tipos de sujeito), predicado verbal, complemento directo; complemento indirecto, complementos circunstanciais; predicado nominal; predicativo do sujeito; atributo; aposto; complemento determinativo; e complemento agente da passiva.
- Identificação e classificação das orações coordenadas;
- Discurso directo e indirecto;
- Exercícios de formação das frases passivas;
- Exercício de correcção textual.
Grupo III
Produção de um texto (150-200 palavras) reflexão, segundo uma temática proposta.