Grupo I – 50%
Grupo II – 20%
Grupo III – 30%
.
Grupo I
.
A) Um texto d’ Os Lusíadas ( 4 a 6 estâncias).
.
1. Perguntas de interpretação:
- Contextualização do excerto apresentado. (Situar o excerto na estrutura interna d’ "Os Lusíadas");
- Divisão do texto em partes e justificação das respectivas opções.
- Explicação de sentidos textuais.
.
3. Identificação de alguns recursos expressivos: adjectivação expressiva, sinédoque, metonímia, antonomásia, hipérbole, hipérbato, personificação, enumeração, eufemismo, antítese, aliteração, comparação e metáfora.
.
4. Produção de um texto sobre Os Lusíadas, com 100 a 120 palavras.
.
Grupo II
- Classificação de palavras: verbos, nomes e adjectivos, pronomes, determinantes, advérbios e PREPOSIÇÕES
- Graus dos adjectivos;
- VERBOS nos seguintes tempos e modos: Presente do Indicativo, Futuro Imperfeito do Indicativo, Pretérito Imperfeito do Indicativo e o Pretérito Perfeito do Indicativo; Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples e Composto; Presente do Conjuntivo; e Pretérito Imperfeito do Conjuntivo; formas nominais ( infinitivo impessoal, particípio passado, gerùndio).
- CONJUGAÇÃO PERIFRÁSTICA
- Identificação das seguintes funções sintácticas: sujeito (diferentes tipos de sujeito), predicado verbal, complemento directo; complemento indirecto, complementos circunstanciais; predicado nominal; predicativo do sujeito; atributo; aposto; complemento determinativo; e complemento agente da passiva.
- ORAÇÕES SUBORDINADAS e orações coordenadas;
- Discurso directo e indirecto;
- Exercícios de formação das frases passivas;
- Exercício de correcção textual.
.
.
Produção de um texto (180-240 palavras),segundo as directrizes propostas, com a apresentação de um plano.