sábado, outubro 27, 2007

Estrutura do teste de avaliação 5 e 6/11/2007 - 9.º A e B

Grupo I – 50%
Grupo II – 25%
Grupo III – 25%


Grupo I

Um texto narrativo de extensão média (excerto do conto "A Aia" ou do conto “O Tesouro” de Eça de Queirós)

1. Perguntas de interpretação:

  • Contextualização do excerto apresentado. (Situar o excerto na estrutura da narrativa a que pertence);
  • Explicação de sentidos textuais;
  • Caracterização das personagens, ao nível físico e psicológico;

2. Análise textual tendo em conta as categorias da narrativa:

  • Identificação das sequências narrativas e respectiva organização;
  • Classificação das personagens, quanto ao seu relevo no texto;
  • Identificação dos diferentes tipos de caracterização: directa e indirecta;
  • Indicação do espaço físico e social;
  • Distinção entre tempo histórico e tempo do discurso (da história);
  • Classificação do narrador, quanto à presença: heterodiegético, autodiegético e homodiegético.

3. Indicação dos diferentes tipos de expressão discursiva: descrição, narração e diálogo.

4. Identificação de alguns recursos expressivos característicos de Eça de Queirós: utilização frequente do advérbio de modo, a dupla adjectivação, a personificação, a comparação e a metáfora.

Grupo II

  • Classificação de palavras: verbos, nomes e adjectivos, pronomes, determinantes e advérbios;
  • Graus dos adjectivos;
  • Conjugação dos verbos nos seguintes tempos e modos: Presente do Indicativo, Futuro Imperfeito do Indicativo, Pretérito Imperfeito do Indicativo e o Pretérito Perfeito do Indicativo; Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples e Composto;
  • Identificação das seguintes funções sintácticas: sujeito, predicado, complemento directo e complemento indirecto.
  • Discurso directo, indirecto e indirecto livre;
  • Exercícios de formação das frases passivas;
  • Exercício de correcção textual.

    Grupo III
  • Produção de um texto narrativo, segundo a temática proposta, em que deverão usar algumas figuras de estilo e os seguintes articuladores (conectores) discursivos:

    Ligação temporal: Ora, então, primeiramente, seguidamente, depois, após antes…
    Semelhança: do mesmo modo que, tal como, assim como…
    Causa: Dado que, já que, uma vez que…
    Enfatização: com efeito, na verdade, efectivamente…