sexta-feira, novembro 02, 2007

Teste do conto "O Tesouro" de Eça de Queirós

Leia com atenção o texto transcrito. Responda, depois, de forma clara, objectiva e documentada às questões apresentadas.

Texto

Agora eram dele, só dele, as três chaves do cofre!... E Rui, alargando os braços, respirou deliciosamente. Mal a noite descesse, com o ouro metido nos alforges, guiando a fila das éguas pelos trilhos da serra, subiria a Medranhos e enterraria na adega o seu tesouro! E quando ali na fonte, e além rente aos silvados, só restassem, sob as neves de Dezembro, alguns ossos sem nome, ele seria o magnífico senhor de Medranhos, e na capela nova do solar renascido mandaria dizer missas ricas pelos seus dois irmãos mortos... Mortos como? Como devem morrer os de Medranhos - a pelejar contra o Turco!
Abriu as três fechaduras, apanhou um punhado de dobrões, que fez retinir sobre as pedras. Que puro ouro, de fino quilate! E era o seu ouro! Depois foi examinar a capacidade dos alforges - e encontrando as duas garrafas de vinho, e um gordo capão assado, sentiu uma imensa fome. Desde a véspera só comera uma lasca de peixe seco. E há quanto tempo não provava capão!
Com que delícia se sentou na relva, com as pernas abertas, e entre elas a ave loura, que rescendia, e o vinho cor de âmbar! Ah! Guanes fora bom mordomo - nem esquecera azeitonas. Mas porque trouxera ele, para três convivas, só duas garrafas? Rasgou uma asa do capão: devorava a grandes dentadas. A tarde descia, pensativa e doce, com nuvenzinhas cor-de-rosa. Para além, na vereda, um bando de corvos grasnava. As éguas fartas dormitavam, com o focinho pendido. E a fonte cantava, lavando o morto.
Rui ergueu à luz a garrafa de vinho. Com aquela cor velha e quente, não teria custado menos de três maravedis. E pondo o gargalo à boca, bebeu em sorvos lentos, que lhe faziam ondular o pescoço peludo. Oh vinho bendito, que tão prontamente aquecia o sangue! Atirou a garrafa vazia - destapou outra. Mas, como era avisado, não bebeu, porque a jornada para a serra, com o tesouro, requeria firmeza e acerto. Estendido sobre o cotovelo, descansando, pensava em Medranhos coberto de telha nova, nas altas chamas da lareira por noites de neve, e o seu leito com brocados, onde teria sempre mulheres.
- De repente, tomado de uma ansiedade, teve pressa de carregar os alforges.
Excerto do conto “O tesouro”- Eça de Queiroz

1. Contextualize este excerto na globalidade da obra a que pertence.

2. Classifique este texto quanto à organização das sequências narrativas. Justifique a sua resposta.
3. Identifique os diferentes momentos de avanço na acção relatados neste excerto do conto “O Tesouro”.

3. Atente no terceiro parágrafo.
3.1. Identifique os elementos que poderão ser símbolos e indícios do que irá acontecer. Justifique a sua resposta
3.2. Indique dois recursos estilísticos utilizados neste parágrafo, justificando o seu valor expressivo.

4. Nesta parte do conto, resta apenas uma personagem.
4.1. Caracterize psicologicamente a personagem, a partir do excerto apresentado e relacionando o seu comportamento com a globalidade do conto, justificando a sua resposta com elementos do texto.
4.2. Indique um momento em que surja caracterização indirecta, justificando a sua resposta.

5. Classifique o narrador, quanto à presença. Justifique a sua resposta.

6. Qual é a moral que podemos retirar deste conto?

Grupo II
7. “Outra vez o lume, mais forte, que alastrava, o roía.”
7.1. Identifique um recurso estilístico presente nesta frase, justificando o seu valor expressivo.
7.2. Classifique os vocábulos em itálico.
7.3. Identifique o adjectivo presente nesta frase.
7.4.1. Qual o grau em que se encontra o adjectivo?
7.4.2. Coloque este adjectivo no grau comparativo de superioridade.
7.5. Coloque a frase citada no Pretérito Perfeito do Indicativo.
.
.
Grupo III
.
Produção escrita
8. A partir do conto “O Tesouro”, elabore um outro conto claro, correcto e conciso (25 – 30 linhas), relatando as circunstâncias em que a ganância e o egoísmo levaram as personagens inconscientemente à desgraça.
.
Nota bem: procure utilizar alguns dos conectores textuais sugeridos neste quadro:
.
Ligação temporal: Ora, então, primeiramente, seguidamente, depois, após antes…
Semelhança: do mesmo modo que, tal como, assim como…
Causa: Dado que, já que, uma vez que…
Enfatização: com efeito, na verdade, efectivamente…
Conclusão: Portanto, logo, enfim, em conclusão, em suma…Nota bem: procure utilizar alguns dos conectores textuais sugeridos neste quadro: