Grupo II – 25%
Grupo III – 25%
Grupo I
Um texto narrativo - excerto da obra "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway.
1. Perguntas de interpretação:
- Contextualização do excerto apresentado. (Situar o excerto na estrutura da narrativa a que pertence);
- Explicação de sentidos textuais;
- Caracterização das personagens, ao nível físico e psicológico;
2. Análise textual tendo em conta as categorias da narrativa:
- Classificação das personagens, quanto ao seu relevo no texto;
- Identificação dos diferentes tipos de caracterização: directa e indirecta;
- Indicação do espaço físico e social;
- Distinção entre tempo histórico e tempo do discurso (da história);
- Classificação do narrador, quanto à presença: heterodiegético, autodiegético e homodiegético.
3. Indicação dos diferentes tipos de expressão discursiva: descrição, narração e diálogo.
4. Identificação de alguns recursos expressivos: utilização frequente do advérbio de modo, a dupla adjectivação, a personificação, a enumeração, a comparação e a metáfora.
5. Algumas questões de escolha múltipla sobre a obra estudada.
Grupo II
- Classificação de palavras: verbos, nomes e adjectivos, pronomes, determinantes e advérbios;
- Graus dos adjectivos;
- Conjugação dos verbos nos seguintes tempos e modos: Presente do Indicativo, Futuro Imperfeito do Indicativo, Pretérito Imperfeito do Indicativo e o Pretérito Perfeito do Indicativo; Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples e Composto;
- Identificação das seguintes funções sintácticas: sujeito, predicado, complemento directo e complemento indirecto.
- Identificação e classificação das orações coordenadas;
- Discurso directo e indirecto;
- Exercícios de formação das frases passivas;
- Exercício de correcção textual.
Grupo III
- Produção de um texto (150-200 palavras) narrativo, segundo uma temática proposta ou partindo de um conjunto de imagens, ou biográfico, seguindo as indicações apresentadas.